1/17/2013

Risoto de cogumelos


E ao sétimo dia.... Deus criou os cogumelos!
Feios, bonitos, carnudos, magros, altos, baixos, encarquilhados.... 
Os cogumelos são a minha perdição. 

Quando vivíamos em Inglaterra, onde cogumelos frescos eram ao preço da chuva, comia-os todos os dias ao pequeno-almoço. Salteados com uma fatia de fiambre, numa omelete, simples no pão, de todas as maneiras e feitios.. Just couldn't get enough :-)

Hoje a caminho de casa parámos no supermercado para fazer umas compras rápidas que... não foram assim tão rápidas. O motivo? Um 'mercado dos cogumelos' que o Jumbo resolveu organizar. Lá fiquei, a namorá-los e a imaginar as 1001 receitas que podia fazer, aprender e inventar.

Trouxe umas quatro variedades e fiz um risotto. Não há forma melhor de fazer sobressair aquele gosto tão 'earthy' que só eles têm. Fica a receita:

Do que precisam (para duas pessoas):

Uma chávena e meia de arroz para risoto (cerca de 200gr)
Cogumelos, muitos e frescos
Azeite
1 Cebola
2 dentes de alho
Parmesão ralado
1 Copo de vinho branco
Caldo de legumes, ou de carne, ou simplesmente água a ferver
Sal e pimenta q.b. 
Oregãos (opcional)

Como fazer:

♥ 1- Começar por fazer um refogado com a cebola e o alho, bem picadinhos.
♥ 2- Depois de lavar bem o arroz, deixá-lo fritar um pouco neste refogado. Juntar o vinho e deixar o arroz absorver.
♥ 3- Agora começa a parte que requer mais paciência: tenham um tacho com o caldo escolhido ao lume, a ferver, pronto a usar. Assim que o arroz absorver o vinho juntar uma concha do caldo. Quando absorver juntar outra, e por aí adiante até estar totalmente cozido (não querem o arroz al dente mas também não se pretende uma papa, convém portanto estar atento).
♥ 4- Enquanto fazem o arroz ponham uma frigideira com um pouco de azeite ao lume, onde se salteiam os cogumelos com um pouco de sal e oregãos, se gostarem. Quando estiverem prontos envolvem-se no arroz.
♥ 5- Agora que já temos o que se parece um risoto, rectificam-se os temperos, junta-se uma noz de manteiga, sal e pimenta q.b. e parmesão ralado e pronto, é de ir ao céu. 

Bom apetite :-)


O mercado
Cogumelos marron

Pleurots

Shitake
Portobello
o arroz
os cogumelos







o queijo

a perdição

Sem comentários:

Enviar um comentário