Entre tantas receitas que encontrei estava esta, do arroz Chau Chau que lá se fazia.
Ainda me lembro que a avó não entendia porque é que este arroz, cá em Portugal, não levava camarão, e era seco como as folhas no Outono.
O arroz de lá era húmido, saboroso, e dizia chau-chau a todos os arrozes que já comi em Portugal.
Imagino a avó, depois de lá almoçar num qualquer domingo, ir sorrateiramente à cozinha ter com o chefe, com uma folhinha e uma caneta na mão, para pedir esta receita.
Deixo-vos a foto da receita escrita pela sua mão numa folha dos C.F.B (Caminhos de Ferro da Beira), a tal folha que, no meu imaginário, pediu ao meu avô no final do almoço e levou até à cozinha para apontar a receita.
A receita diz para servir este arroz como acompanhamento, mas fi-lo tão rico, com arroz integral, camarão e fiambre, que foi o prato principal.
Chegou e sobrou.
Do que precisam:
Carne de porco, ou camarão, ou fiambre (ou tofu, ou seitan, ou chouriço, ou mistura dos que gostarem mais)
400g de arroz
800dl água
3 colheres de sopa de óleo de sésamo
4 ovos
Cebolinho (eu pus coentros)
Sal e molho de soja
Como fazer, à moda do restaurante
♥ 1- Lavar o arroz em várias águas e deitar num tacho. Cobrir com a água e levar ao lume, com chama muito forte. Quando levantar fervura, contar 5 minutos, durante os quais o arroz absorve a água toda. Sem destapar o tacho, reduzir o calor para o mínimo e deixar cozer durante mais 10 minutos. (Como fiz com arroz integral não foi assim. 3 partes de água para uma de arroz e deixar cozer por 50 minutos).
♥ 2- Deitar o óleo numa frigideira e por ao lume. Bater os ovos, temperar com sal, deitá-los no óleo a ferver. Mexer constantemente com um garfo de modo a fazer ovos mexidos. Juntar o arroz e misturar tudo muito bem.
♥ 3- Juntar finalmente a carne pretendida (ou camarão, ou tofu, ou seitan, ou mistura de várias) e o cebolinho cortado finamente (na falta de cebolinho juntar cebola nova picada e um pouco de alho francês - eu pus coentros). Misturar tudo sem tirar do lume.
♥ 4- Juntar um pouco de molho de soja (na falta deste juntar um pouco de caldo de carne) e está pronto!
胃口好 (Disse-me o google que quer dizer bom apetite em chinês)
arroz |
óleo de sésamo |
outros ingredientes |
uh lá lá! |
Que cantinho lindo, Rita!!! Beijossssss e estou amando muito!!
ResponderEliminarhummmm, a esta hora já marchava! Tem um aspecto maravilhósuculento!
ResponderEliminarMaravilha! vou fazer.
ResponderEliminar