Bulgur é uma preparação feita com trigo que se parece ao arroz ou ao cuscus.
É bastante usada na culinária sírio-libanesa e na cozinha mediterrânica e uma opção excelente para fugir à rotina do arroz-massa-batata. O melhor é que é mesmo muito fácil de cozinhar. Quanto à beterraba já se sabe... tem benefícios que não acabam, que vão desde o fortalecimento do sistema imunitário à estimulação da circulação e produção de glóbulos vermelhos. Na Europa do Leste até se usa como complemento do tratamento da leucemia, devido à acção de limpeza do sangue.
A receita de hoje é o típico prato ao qual o homem da casa primeiro torce o nariz e depois repete até não haver mais. Hoje até a bebé gostou, e ficou a adorar beterraba (yes!!!).
Fica a receita - para 2 pessoas e meia :-)
Beterraba:
Usei duas beterrabas fresquinhas que comprei num mercado local. Descascam-se, cortam-se finamente e misturam-se com bastante azeite, um pouco de sal grosso e vinagre balsâmico. Assam-se no forno (de preferência num pirex com tampa ou, caso não tenham, numa travessa coberta com alumínio), a 210º durante cerca de 40 minutos. Enquanto a beterraba cozinha trata-se do bulgur:
Bulgur:
Fiz cerca de 5 mãos cheias. Deita-se numa panela e coze-se em água a ferver (o
dobro da quantidade de bulgur) com um fio de azeite e um pouco de sal.
Passados 10 minutos desliga-se o lume e junta-se um dente de alho
finamente picado. Tapa-se a panela e reserva-se até as beterrabas estarem prontas.
Já estão? Agora é só misturar o bulgur com a beterraba, juntar mais um fio de azeite e oregãos. Bom apetite.
Sem comentários:
Enviar um comentário