1/23/2013

Bolachas de fim de tarde (ou um feliz acidente)

Sabem quando entram num café só para beber uma água e dão de caras com um bolo ou qualquer coisa do género que vos persegue o dia inteiro (ás vezes também me acontece com músicas que passam na rádio, e em geral com as piores), sabem? 
Pois, aconteceu-me hoje... Com areias, aqueles biscoitos redondinhos maravilhosos, areados, com açúcar por fora e amarelinhos por dentro. 
Resisti naquele instante mas cheguei a casa e fui direita à cozinha. 
Depois de ler várias receitas das ditas, lá optei por uma, mas como só uso ghee e não manteiga a massa não ficava moldável (porque o ghee é muito menos gorduroso que a manteiga). 

Então juntei dois ovos e uma colherzinha de café de essência de baunilha. Fi-los em forma de bolacha mas acho que qualquer feitio lhes ficaria bem, e o resultado foi... Oh céus, nem sei como os descrever... Douradinhas por fora, mas por dentro uma massa bem amarelinha e húmida ao mesmo tempo, deliciosos! 
E depois não são só as bolachas. É amassá-las com a bebé, é descobrir uma receita ao acaso, é espreitar o forno a cada minuto e ter a casa inteira a cheirar a bolinhos acabadinhos de fazer. E isto tudo também sabe muito bem. 

Do que precisam:

150 g de açúcar (usei do amarelo)
320 g de farinha
200 g de ghee (ou manteiga ou margarina)

2 ovos 
1 colher de café de essência de baunilha
1 pitada de sal

Como fazer:
♥ 1- Antes de começar aqueçam o forno a 180 graus.
♥ 2- Deitar todos os ingredientes numa taça e misturar com as pontas dos dedos (força nisso!)
♥ 3- Quando estiver uma massa homogénea  façam bolinhas com as palmas da mão e depois espalmem-nas, para se parecerem com bolachas.

Disponham num tabuleiro sobre papel vegetal e levem ao forno.

Passados cerca de 15 minutos devem estar prontas. É suposto ficarem douradinhas mas não castanhas. Ah, e não vale estar sempre a abrir o forno senão nunca mais é sábado :-)
Polvilhem com um pouco de açúcar (opcional) e...
Bom apetite!!!

Antes de irem ao forno




já enfeitadinhas

há quem resista?

Sem comentários:

Enviar um comentário