5/30/2013

Espargos brancos com molho holandês

Quando estivemos na Alemanha era a época dos espargos. Estavam por toda a parte, nunca vi tantos espargos na minha vida. Senti-me como um rato a nadar num fondue de queijo ou como um gato num barco de pesca bem carregadinho.
Comemos espargos lá e trouxemos mais 1.5kg para fazer em casa. Aprendi que estes espargos brancos devem ser descascados para não ficarem fibrosos e que precisam pelo menos de 15min para ficarem bem tenrinhos. Também aprendi que se devem comer com molho holandês (mas mesmo sozinhos estes espargos são do melhor que há).

Então, a receita para os espargos já sabem: Tirar a pele grossa e cozer até ficarem meio translúcidos.
Para o molho holandês precisam de
2 gemas
2 colheres de sopa de água
um pouco de sumo e limão
150gr de manteiga
sal e pimenta q.b.
Como fazer:
Deita-se as gemas numa taça com a água fria e o sumo de limão e bate-se bem com uma vara de arames. Tempera-se com sal e pimenta e cozinha-se em banho maria, mexendo sempre. Quando ficar cremoso acrescentar mais um pouco de água fria e, sem parar de bater, acrescenta-se a manteiga aos poucos. A água do banho maria não deve ferver e sempre que parecer que o molho está a ficar muito quente acrescenta-se água fria para não talhar (senão fica-se com ovos mexidos em vez de molho).

Bom apetite!




 

Sem comentários:

Enviar um comentário