9/11/2013

Fem via!

A Catalunha é uma região autónoma de Espanha, da qual fazem parte várias terras bastante conhecidas, como Barcelona. O que muita gente não sabe é que os catalães falam uma língua própria, têm costumes diferentes e em várias escolas o castelhano (vulgo espanhol) é ensinado como língua estrangeira.
Existe um movimento muito grande que luta pela independência da Catalunha, querem ser um país, o 'novo estado da Europa' e hoje fizeram uma cadeia humana como forma de manifestação pacífica e silenciosa.
Claro que esta família estava lá, para ver, conhecer, mas sobretudo para sentir. A força desta gente é de uma dignidade tremenda. Viam-se famílias inteiras, avós e netos, tudo vestido com as cores da bandeira a entoar cânticos e gritos de arrepiar. Fica o registo possível…




















2 comentários:

  1. Oh please... Rita, o que é triste é que foi aproveitado para fins políticos... enfim... a Diada sempre existiu, sempre existirá e só este ano com a polémica do referendo para a independência (que não deixa de ser uma maquiavélica forma de desviar a atenção dos catalães em olhar para os verdadeiros problemas que têm de um défice público gravíssimo) é que vêm com esta da cadeia humana...

    ResponderEliminar
  2. É a tua opinião. Eu abstenho-me, não me sinto no direito nem no dever de me meter...
    É um problema mais que político e que já tem séculos de existência, mas não é meu.
    Adorei estar lá e se voltar a haver uma para o ano lá estarei.
    Sem bandeiras, só com a câmara.

    ResponderEliminar