4/25/2014

25 de Abril em Barcelona

Eu nem suspeitava da influência que a nossa revolução teve nos Catalães.
Hoje fomos tomar um café e a televisão passava uma reportagem sobre 'la Revolució dels Clavells'. Todos os clientes atentos, acenavam com a cabeça, comentavam entre si, não se falava noutra coisa. 

Chegada à faculdade, venho à biblioteca e quando dou o meu cartão para levantar um livro a bibliotecária olha para mim e diz: 'hoje é 25 de Abril. Foi um dia muito importante para nós, aqui na Catalunha. Ainda me lembro, era tão pequenina, mas usava t-shirts com cravos que diziam 'depois do adeus' ou Grândola Vila Morena'. Era a nossa forma de protestar. Nós também vivemos uma ditadura e os Portugueses foram muito inspiradores'.
E eu enchi-me de orgulho do meu país. Não do que ele é, não de quem somos hoje, mas daquilo que um dia fomos e, sobretudo, de tudo o que sonhámos vir a ser. E dei por mim a imaginar que, se de repente, todos acordassem e fizessem a derradeira revolução, eu metia-me imediatamente num avião e também ia. Acho que ela leu os meus pensamentos. Sorriu-me. Eu sorri de volta. Guardei o livro na mochila e fui-me embora.



Sem comentários:

Enviar um comentário