3/20/2015

El Estudantil

É mais um café do que um restaurante. Fica em frente ao sítio onde trabalho e não deve nada à beleza. Não sei se é das mesas velhas, se das cadeiras de metal a abanar, se das paredes lilás ou se é da slot machine. Há qualquer coisa neste sítio, ou será talvez o conjunto de todas estas coisas, que o tornam num lugar feio. Mesmo feio.
E depois enche-se de universitários e dos senhores dos autocarros que param na estação da rua atrás. As pessoas falam alto e riem alto e pedem alto e há pouca paz. E isto é o melhor que pode haver quando passamos os dias enfiados em bibliotecas - é que é mesmo!
El Estudantil é explorado por um casal chinês que não percebe nada do que lhes digo, eles com o seu chino-catalão e eu com o meu Portinhol.
Mas sabem sempre para onde o meu dedo aponta e nunca me falharam um pedido. Gosto de cá vir. Ele tem as unhas meio compridas e deixa sempre um chá de limão pousado na banca, que vai bebendo ao longo do dia. Gosta de usar cinzento e é ele quem cozinha. Ela atende as pessoas, usa o cabelo pelo queixo com uma franja, nuns dias está bem disposta e noutros não. Fica contente quando lhe levo a chávena do café vazia ao balcão e tem a foto de um bebé colada na parede atrás a máquina registadora. Ela não sabe, mas eu já a apanhei muitas vezes a sorrir saudosa ao bebé da foto enquanto faz o troco aos clientes, e sempre que isto acontece eu saio de lá comovida.
Se eu vou antes do meio dia apanho-os a almoçar iguarias jamais vistas. Ás vezes são sopas esquisitas, outras vezes peixes com folhas, sempre escondidos e encolhidos atrás do balcão para que os clientes não vejam. Se eu for depois das 5 vejo as filhas gémeas a ajudar e a fazer os trabalhos de casa, entre um bocadillo e uma fanta, que o serviço não para.
Se for à hora de almoço como um prato cheio de noodles feitos por ele na hora, e por 3.5€ fico feliz para sempre até ser hora de jantar.
Eu gosto é destes sítos, feitos de gente, que dão pão e segurança a quem lá trabalha. São sítios reais, que suportam a vida. Fazem-me sentido.
Há anos que não entro num McDonals e não me lembro da última vez que bebi um starbucks.
Salvam-me estes lugares que vou encontrando. 

Sem comentários:

Enviar um comentário