1/21/2013

Ghee

À parte do bom velho azeite português, ghee é a única gordura que entra nesta casa.
Ghee, ou manteiga clarificada, é usada há milhares de anos na Índia, com diversas finalidades para além da culinária.

Na cozinha o ghee pode ser usado tal como se usa o azeite, para cozinhar e temperar, barrar o pão, etc... É simplesmente delicioso, dura anos, e realça o sabor natural dos alimentos.

Já a medicina Ayurveda, por exemplo, acredita que nos adultos, o ghee aumenta a longevidade, fertilidade, memória e tantas outras funções.
Nas crianças é essencial para o bom desenvolvimento dos sete 'Dathus', ou tecidos, que são o músculo, o sangue, o plasma, os nervos e a medula, os ossos, a gordura, e os tecidos reprodutores).
Também é usado em cosmética, fitoterapia, problemas de ouvidos e olhos, tais como cataratas.

Há centenas de remédios caseiros que se podem fazer com ghee, por exemplo, para garganta inflamada fazer bolinhas de ghee com curcuma, gengibre e mel. Deixa-se no frigorífico umas horas e depois comem-se como se fossem rebuçados.  Resulta em pouco tempo!
Mais, como o ghee é, basicamente, manteiga livre de todas as impurezas, não tem colesterol, nem lactose, e ajuda a digestão. Até a Bel gosta. Então... do que é que estão à espera?

Do que precisam:

Manteiga SEM sal (a minha preferida para fazer ghee é a mimosa)  
Um coador
Algodão de casa de banho (ou outra artimanha que se lembrem para filtrar as impurezas)
Paciência

Como se faz:

♥ 1- Coloca-se a manteiga em lume brando, para derreter, mas sem queimar. Deixa-se a manteiga ferver lentamente para que evapore a água e os resíduos prejudiciais se separem.
Este processo pode chegar a demorar 1 hora ou mais, o importante é ter paciência, estar atento, e não deixar queimar. Se ficar castanho significa que está tóxico.

♥ 2- Entretanto vai formar-se uma espuma branca por cima, eu tiro consecutivamente até ficar só um líquido amarelo e transparente (vão ver os resíduos que ficam no fundo da panela... antes lá que no nosso corpo!). Uma forma de ver se o ghee está pronto é mergulhar um pouco de papel de cozinha e depois pô-lo junto a uma chama. Se o papel fizer estalinhos e não queimar significa que o ghee ainda tem bastante água e não está pronto. Caso ateie de imediato, como o pavio de uma vela, está pronto.

♥ 3- Antes de guardar, eu filtro o ghee usando sempre um coador forrado com bastante algodão (com um frasco em baixo, claro). Assim certificam-se que não passa nem uma impureza. 
Guardem num frasco bem lavadinho e desfrutem. Pode guardar-se no frigorífico ou fora dele.







P.S. Caso tenham alguma dúvida há centenas de vídeos demonstrativos no Youtube.

Sem comentários:

Enviar um comentário