2/12/2013

Por falar em carnaval..

A minha avó adorava o carnaval. 
Isso eu sabia, o que não sabia era que, em Moçambique, não passava um ano sem que se mascarasse (mesmo depois de casar, ter os filhos, etc).

Contou-me o meu pai este domingo que, certo carnaval, a minha avó resolve fazer um fato de esqueleto (daqueles todos pretos da cabeça aos pés, com o desenho dos ossos) para levar a um baile que ia haver essa noite no Dondo (uma localidade em Moçambique).

Do que ela não se lembrou foi das superstições e crenças das pessoas daquele sítio que, até então, nunca tinham visto um esqueleto andante. 

O resultado: uma vintena de locais que, quando viram o esqueleto se assustaram e desataram a correr atrás dele, munidos com paus e afins, para o mandar de volta para o outro mundo de onde certamente teria vindo. 

E reza a história que a minha avó correu como um foguete até casa e que a população só acreditou que não havia um esqueleto a morar na sua habitação quando, no dia seguinte, ela lhes provou que era mesmo só um fato. 

Talvez por isso eu nunca a tenha visto mascarada :-)








  

Sem comentários:

Enviar um comentário