4/04/2013

A receita primeira

Leite materno

Se tivesse tempo criava uma liga de protesto contra a Nestlé.
Se eu pudesse dava workshops a todas as mães do mundo sobre amamentação.
Se houvesse quem me ouvisse diria às mães para amamentarem os seus filhos e não caírem nas tramas do leite artificial só porque sim.
E denunciava as acções dos fabricantes deste tipo de alimento em países subdesenvolvidos nos quais uma lata de leite em pó é quase mais cara que a renda de casa mas ainda assim convencem as mães de que o seu leite não é suficientemente bom.
Estas mães praticamente deixam de comer para comprar as malditas latas.
Acabam sem leite, sem dinheiro e subnutridas. E estes magnatas cada vez mais gordos e de bolsos mais cheios, enquanto toda uma sociedade é enganada.
Se eu soubesse disto quando a Bel nasceu diria à enfermeira que me encheu a mala com amostras de leite em pó que as desse ao gato, ao pardal ou que as bebesse ela.
Felizmente nunca as usei, mas isto de as deixar 'mesmo à mão, caso precise' é quase preverso e deveria ser denunciado. 
Se acreditassem em mim eu dizia a toda a gente que, salvo raras excepções, as mães produzem o leite que os filhos precisam. Nem mais, nem menos.
Não existe leite fraco, leite aguado, leite insuficiente. Se os bebés choram muitas vezes, dê-se mama muitas vezes. Tudo menos desistir. Tudo menos quebrar o elo, o vínculo maravilhoso e mágico que é alimentar um filho.
Se eu pudesse... e já que posso.. amamento-te até ordens TUAS em contrário, Bel.







2 comentários: