4/29/2013

Stress e ayurveda

Desde que fui mãe que vi a minha 'to do list' a aumentar de dia para dia e, sem saber como, as horas ficaram mais curtas e os dias mais pequenos. Aos poucos e poucos o ter de conjugar uma maternidade que tem na sua essência o estar 100% disponível (dias e noites) com todas as tarefas profissionais (remuneradas e não remuneradas) em que me envolvo, por vezes fez-me experimentar o tão famigerado stress.
E é mesmo disto que vos venho falar hoje: o stress e a abordagem ayurveda para lidar com ele. Primeiro, há que identificar a causa do stress e, posteriormente, alterar hábitos (sobretudo alimentares) de modo a reequilibrar corpo e mente. Ficam umas dicas básicas para driblar os sintomas do stress.

Se a causa for emocional, geralmente o stress manifesta-se em ansiedade, depressão, insónias e instabilidade emocional. Este tipo de stress perturba o dosha Pitta (falarei em breve dos doshas) e pode apaziguar-se com alguns dos seguintes truques:
Beber sumos de fruta doces
Preferir alimentos doces, amargos e adstringentes
Cozinhar com especiarias refrescantes tais como coentros, cardamomo e menta
Fazer uma auto-massagem diária com um óleo refrescante (tal como óleo de coco)
Ir dormir antes das 22h

Se a causa for física, geralmente deve-se a um uso insuficiente ou exagerado da actividade física. Os sintomas são cansaço físico, juntamente com confusão mental e dificuldade de concentração. Alguns truques para minimizar os sintomas são:
Repouso adequado e exercícios moderados
Seguir uma dieta pacificadora Vata-Kapha
Fazer auto-massagem com óleo quente no corpo inteiro todos os dias


O stress é mental se for causado por um mau uso ou uso excessivo da mente. Por exemplo, se  trabalhar mentalmente muitas horas por dia ou passar longas horas no computador pode causar um desequilíbrio no Prana Vata, o operador do corpo-mente responsável pela atividade do cérebro, energia e mente. O primeiro sintoma do desequilíbrio Vata  está em perder a capacidade de lidar com o stress do dia-a-dia, seguido por uma deficiência nas funções mentais como aquisição, retenção e recall. A mente fica hiperativa, mas a pessoa perde a capacidade de tomar decisões claras e pensar positivamente, de sentir entusiasmo, e até de adormecer à noite.
Alguns truques:
Preferir alimentos que equilibrem o Vata (alimentos de sabor doce, azedo e salgado) 
Ingerir leite quente e outros produtos lácteos leves
Fazer uma auto-massagem diária de corpo inteiro com
óleo quente  
Descansar bastante, evitar estimulantes como cafeína e beber chá de ervas
Aromaterapia e meditação também podem ajudar a acalmar a mente. 


Sem comentários:

Enviar um comentário