8/01/2013

Semana Mundial da Amamentação




A amamentação é dos meus tópicos  favoritos. É algo que faz parte da minha/nossa rotina há mais tempo do que planeava, e que me enche de amor.
Hove alturas em que acreditei que amamentar estava a fazer-me mal, que já era demais, que já estava desgastada, cansada, com poucas horas de sono, and so on...
Hoje, 21 meses volvidos, sei que não foi amamentar que me fez sentir assim. 
Amamentar não cansa, não desgasta.
O que desgasta é teres de ser mãe e outras 1001 coisas tão menos importantes ao mesmo tempo.
O que cansa é teres de deixar a tua filha numa creche 8 horas por dia, e sentirem tanto a falta uma da outra que, obviamente, ela se farta de acordar durante a noite (numa tentativa, creio, de colmatar as horas que não passámos durante o dia) para mamar.
E isto é que é demais. Viver num mundo à pressa, onde mães vão parir num dia e, 3/6 meses depois, voltam à rotina que tinham antes, quase sempre contariadas, quase sempre cheias de culpa, quase sempre com uma voz que lhes diz lá dentro (isto não pode estar certo).
Amamentar não cansa, não.
Amamentar não é feio, não é sexual, não devia ser banido em tantos lados nem ninguém devia julgar uma mulher que alimenta o seu filho.
O mais curioso é que as vozes que criticam, que contrariam, que julgam e dizem ser demais, por exemplo, fotos de mulheres a amamentar na web, são precisamente outras mulheres, na sua maioria mães.
Vá-se lá perceber este mundo.
Eu já estou feliz por ter percebido que não é amamentar que me cansa.
E, aos poucos, dedico-me só ao que me faz feliz.



3 comentários:

  1. Eu amamentei até aos 13 meses e não me arrependo nem um minuto!
    Sim, sou das mães que regressou ao trabalho após 5 meses carregada de culpa e a desejar que não tivesse que ser assim!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É horrível nao podermos decidir ficar o tempo necessário com os nOssos bebes. O estado devia ser o 1o a entender a importância de mães e bebes felizes e dar licenças à medida de cada um... Num mundo ideal seria assim...

      Eliminar
  2. Tens toda a razão, Rita. Um abraço ás duas vizinhas mais lindas :)

    ResponderEliminar