11/20/2013

OH MY BLOG! 30 e Picos, 40 e Tal


Fui dar com este blog há uns tempos (http://30epicos40etal.wordpress.com) e arrependi-me logo de todos os dias que passei sem ele. É um blog que trata de temas diversos, muito ligado à cultura, ao feminismo e às desigualdades, mas que é diferente dos demais porque aborda estes temas de modo sempre inovador e impactante.  
A Lia Ferreira, para além de escrever bem que se farta, tem uma alma curiosa, interessada, justa, equalitária, acutilante e criativa. Saio sempre deste blog satisfeita por lá ter ido.
Uma escrita sem tabús nem preconceitos.
Incisiva, clara, forte e destemida.  
Como todas devíamos ser.

Um post para perceberem de quem e do que falo: Plano B para a Humanidade, a propósito do dia da mulher (aqui).


Nome: Lia Ferreira

Idade: 39 anos

Profissão: Designer de Moda de formação com  trabalhos desenvolvidos em várias áreas de produção, gestão e criação artística.






De que trata o teu blog?

O "30 e Picos, 40 e Tal" é um blog vocacionado para a minha geração - pessoas com mais de 30 anos, digamos - e incide principalmente em questões relacionadas com a desigualdade de géneros, a cultura dominante, o feminismo, o amor, a auto-estima, a felicidade. Essa abordagem pode ser feita através da observação de vários "veículos", seja um filme, um livro, um artigo, a capa de uma revista, um teledisco (hoje em dia diz-se videoclip), etc. A relação entre a faixa geracional e estes temas surge porque, a partir dos trinta e tal, as pessoas em geral, e mulheres em particular, já passaram por uma série de experiências, quer ao nível da vivência conjugal, parentalidade, relacionamentos amorosos, quer a nível profissional, gestão de carreiras, etc. E há uma postura que vem com a idade, a passagem por experiências diferentes, por vezes difíceis, e frustrações, que acrescenta um instinto de sobrevivência, uma priorização das questões essenciais e uma maior clareza na observação de armadilhas que nos são socialmente impostas e que não contribuem em nada para o nosso bem-estar ou felicidade.



Qual é a tua maior motivação para o manteres?

Um blog acaba por ser sempre um meio de exteriorização de questões primordiais, temas que nos afectam ou motivam. No meu caso, sempre tive blogs muito pessoais, de partilha de experiências e reacções. Quando o 30 e Picos surgiu, pretendia ser mais "institucional", mas acabou por ganhar um cunho muito pessoal porque, embora me distancie do registo que utilizo noutros blogs, há sempre uma postura que me é própria e que me sai naturalmente. A certa altura deu-me muito prazer verificar que há mais gente que se identifica com uma série de abordagens a determinados temas e que de alguma forma contribuo para uma voz que se quer fazer ouvir.



Já sentiste obstáculos ou algum ponto menos positivo nesta aventura de ter um blog?

No caso do 30 e Picos, 40 e Tal, o balanço é muito positivo. Noutros blogs já tive algumas reacções mais negativas a coisas que escrevo, nomeadamente através de comentários anónimos (expoente máximo da cobardia, proferir ofensas sob anonimato a quem se assume pessoalmente, dá o nome e dá a cara, por uma ideia eventualmente polémica) ou que se julgam anónimos... Hoje em dia não dou grande importância a isso, até porque geralmente perderia muito tempo em trocas de galhardetes e, de uma forma geral, não me apareceram críticas que tenha julgado bem-estruturadas. Além disso não detenho um canal público de comunicação social, tenho tanto poder de intervenção como qualquer outra pessoa que tem a liberdade de começar um blog seu, não preciso de estar preocupada com o direito de contraditório. Mas hoje em dia tenho, sim, mais cuidado com aquilo que exponho a nível pessoal, principalmente se envolve outras pessoas.





O que aconselharias a alguém que está a começar um blog?
 

Sei lá! Que seja sincero, honesto. Não sei gerir blogs como um negócio e geralmente não tenho interesse por aqueles que se posicionam dessa maneira. Que seja apenas mais um blog, mas com uma verdade muito pessoal, um ponto de vista próprio.


Vale a pena ter um blog?

Nem que seja para si próprio, julgo que vale. Acabará, no entanto, por interagir com outras pessoas, embora isto das redes sociais como o Facebook ou o Twitter tenha retirado escritores e leitores da blogosfera e tenha tornado a comunicação virtual mais rápida, breve e descartável. Pessoalmente, tenho conhecido pessoas interessantes através dos blogs. Mas nem sempre é verdade que conhecemos uma pessoa por aquilo que escreve. Às vezes é preciso observar um bocadinho mais. Mas, depois, normalmente as coisas encaixam todas umas nas outras. Nem que reformulemos a nossa leitura.

Obrigada Lia!!!!!!!!!

4 comentários:

  1. Parabéns! Adoro a escrita da Lia e a forma como ela aborda muitos assuntos, por vezes polémicos. Gostei também da tua página, vou ficar atenta:)

    ResponderEliminar
  2. Um abraço gigante! Estou à tua espera :)

    ResponderEliminar