3/14/2014

It's a no go



Andamos numa azáfama a ver escolas, que çô dona Bel tem de entrar no ensino primário em Setembro (aqui começam com 3 anos e vai até aos 12).
Fomos ver uma que, além de ter 7 andares, grades por todo o lado e crianças fardadas, tinha este sinal colado em todas as paredes:


E em todas as salas só se ouvia 'ssshhhhh'. Uma criança ria e lá vinha o 'ssshhhhh'.
Fez-me uma pena dos diabos ver aquelas crianças passarem o dia a ser reprimidas desta forma… Quero muito que a Bel ande na escola, gosto e sei que ela adora passar o dia com gente do tamanho dela a fazer disparates e actividades que não faria em casa.
Mas é isso que eu espero de uma escola para miúdos deste tamanho. Que os deixem disparatar o dia inteiro, brincar, rir, falar, e gritar se for preciso. Não espero silêncio, nem modos irrepreensíveis à mesa, nem alfabetização antes dos cinco anos. Tenho tanto medo deste regime rebanho que nos amputa as ideias e a criatividade...
As crianças têm cada vez mais pressões, tal como os adultos, para se encherem de informação que serve de pouco. Eu, por exemplo, ando a estudar desde os 5 anos mas se amanhã houver um terramoto e este sistema for ao ar serei das primeiras a ir desta para melhor. E isto preocupa-me mesmo muito. Viver na ilusão que sei muita coisa, mas que na hora H o que sei não me salvaria nem à minha família.
E é nestas alturas que fazia a mala, ou melhor, não levava mala nenhuma, e íamos todos viver uns meses no campo com gente que é da terra para aprender a (sobre)viver.


Sem comentários:

Enviar um comentário