11/09/2014

3!

Festa de anos. Uma diferença abismal. Foi o primeiro aniversário com consciência de que fazia anos. Era o centro das atenções, a menina crescida, dizia a toda a gente que "é o meu anixário" e atendia o telefone a exclamar "Parabéns!" como se o mundo inteiro estivesse em festa (e para mim estava mesmo). Vestiu-se de princesa pela primeira vez, eu fiz um bolo de anos pela primeira vez, demos um jantar familiar em Barcelona pela primeira vez, ela cantou os parabéns a si mesma trezentas e sete vezes pela primeira vez. Foi um dia feliz. Um dia muito feliz. Agora está em negação, diz que não é assim tão crescida e que ainda quer ser "um bocadinho bebé". Que ainda tem dois anos quando é para ir dormir sozinha e ainda menos quando lhe digo que já não precisa de colo. A idade é contingencial, depende das circunstâncias, e eu já devia saber isso. A festa foi boa, mas a vida é outra coisa. É bom soprar três velas mas são só simbólicas, mãe. A idade de cada um sente-se por dentro e ela sente-se com muitas idades. Depende das intenções. Por hoje tem três anos, é incontornável, mas não há pressa para que seja uma menina crescida. Eu, secretamente, espero que ainda esteja longe (mas mesmo muito longe) o dia em que lhe der o último colo, e ainda mais o dia em que ela deixe de o pedir... Ela tem três anos mas é só, e ainda, e sempre, e afinal, e tão somente o meu bebé. Nós não temos pressa. Temos tempo.



Valsa para uma menininha
Vinícius de Moraes

Menininha do meu coração
Eu só quero você
A três palmos do chão
Menininha, não cresça mais não
Fique pequenininha na minha canção
Senhorinha levada
Batendo palminha
Fingindo assustada
Do bicho-papão
Menininha, que graça é você
Uma coisinha assim
Começando a viver
Fique assim, meu amor
Sem crescer
Porque o mundo é ruim, é ruim
E você vai sofrer de repente
Uma desilusão
Porque a vida é somente
Teu bicho-papão
Fique assim, fique assim
Sempre assim
E se lembre de mim
Pelas coisas que eu dei
E também não se esqueça de mim
Quando você souber enfim
De tudo o que eu amei

1 comentário: