11/04/2014

vais fazer 3 anos

Já dizes tudo. Respondes à letra, fazes piadas, inventas canções. Danças ballet e nadas no banho. Tens uma família de bonecos que tratas como se fossem teus filhos. Continuas a querer colo e a mãe para dormir. Bróculos a quase todas as refeições (e ovos kinder, se pudesses). Fazes amigos com a maior facilidade e adoras dar pancadas nas costas dos estranhos que passam por nós. Falas português, castelhano e catalão, as mais das vezes tudo na mesma frase. Ris que te desunhas. Ah, e dizes-me que não roa as unhas. Adoras as princesas e o homem aranha. Para ti nada é incompatível. Tens medo de monstros. Dás as cambalhotas mais cómicas da história da humanidade e dizes pomptel em vez de hipopótamo. Tens veias germâncias, só pode ser. Não quiseste mais ballet porque a professora não sorria. És sensível e intuitiva. À noite pedes abraços e gostas que te faça cócegas com a respiração no ouvido. Levas cem mil brinquedos para o banho. Gostas de cortar cogumelos. Preferes vestidos e cabelo solto. Pedes um irmão que seja menina. Que se chame Lili ou então Sofy ou então um gato branco. Vamos ver o que a vida nos traz. Para ti só quero coisas boas. Uma vida cheia de surpresas. E que mais tarde passes de menina sensível a uma mulher guerreira, independente, livre, divertida, corajosa, curiosa, inteligente e criativa. E que nunca deixes de ter essa capacidade tão precoce de te colocares no lugar do outro. Faz o bem, sempre, mas a ti primeiro. E continua com esses olhos vivos de comer o mundo, que já me diziam tanto antes de saberes sequer falar. Ouve esta mãe que diz mais do que pratica, mas que tenta ser todos os dias um décimo da mulher que gostava que te tornasses. O que escolheres ser não me importa. Com quem escolheres viver não me importa. Só quero que sejas tu. E que sejas livre. E que sejas plena. É isto o que mais te desejo. Não vais ser feliz todos os dias, e vais perceber que isso é ok. Vais conhecer pessoas novas, boas, más, e mais ou menos. Guarda só as boas. Não percas tempo com mediocridades. Sê forte. Confia na vida. Lança os teus desejos ao ar, pede e receberás. E se não receberes, recorda-te que as experiências que tens de viver nem sempre serão as que queres, mas são as que precisas nesta tua jornada. Ás vezes a paz está na aceitação, no fluir. Estamos cá para aprender, para amar muito e para evoluir.
Quero que saias, que voes, que não precises mais de mim. Mas há uma parte minha que te pede que entre as tuas aventuras voltes sempre, com o maior carinho, a uma imagem nossa, guardada no teu coração. Abraçadas, de noite, antes de dormir, eu a fazer-te cócegas com a respiração no ouvido e tu a rir sem parar. E sempre que te recordares, eu prometo que estarei lá. Sempre.
Tu vais fazer três anos. Três anos antes não eram nada e de repente três anos são tudo. E o mais engraçado é que sinto que nunca estive um dia sem ti.

Sem comentários:

Enviar um comentário