3/01/2013

Creme de espinafres com aipo

Sabem aqueles truques que usamos desde pequenos para combater as nossas maleitas? 
Cada um tem o(s) seu(s) e defende-o(s) até à morte, como comer chocolate até mais não em caso de desgosto amoroso ou beber chá de limão em situação gripal. 

Seja qual for o segredo a verdade é que resultam. E eu... também tenho o meu. 

É um creme de espinafres com aipo que a minha avó fazia tantas vezes e que só parávamos de comer quando já não havia mais.
Esta sopa acorda em mim uma memória evocativa da infância que desperta um bem-estar quase instantâneo, involuntário e automático.
Levanta-me a moral, o ânimo e os níveis de energia. E esta afirmação é de tal forma verdadeira que, se pudesse, encapsulava esta sopa e tomava 3 vezes por dia, 'just in case'. 

Fica a receita (para + ou - 5 pessoas).

1 molho grande de espinafres (cerca de 700gr)

2 cenuras
1 batata (só uma batata hun? maravilhaaaaaa)
1 nabo
4 talos de aipo
1 cebola
2 dentes de alho 
Água a ferver
Sal q.b.

Nada mais simples:
♥ 1-Lava-se os legumes, descasca-se o que for de descascar, corta-se tudo em pedaços pequenos e coze-se em água a ferver por cerca de 15 minutos.
♥ 2-Antes de passarem com a varinha ou no liquidificador certifiquem-se que não tem água a mais. É melhor juntar depois, se for preciso, do que ficar com uma sopa aguada (queremos um creme, não um caldo). Tritura-se e, depois de tudo triturado e a sopa parecer veludo, põe-se sal a gosto e relaxa-se enquanto se come. 





Sem comentários:

Enviar um comentário