3/15/2015

dessas coisas da beleza.

Faz-me impressão o eterno debate sobre a beleza, as mudanças do corpo, as estrias, a gravidade, os anúncios da dove, o aceitar dos cabelos brancos, pintar ou não pintar, esticar a pele ou não.

E  também me dá calafrios  o afirmar, em tons de verdade absoluta, que afinal as mais belas são as mulheres que não ligam ao físico, as que não mexem em nada, as que abraçam as marcas da idade e ignoram os anúncios das revistas. De igual forma que gosto pouco de ouvir que, contrariamente, são antes mais válidas e reais as que se depilam e se operam até morrer, as fashion victims, "as que não se acomodam e fazem por ser felizes".
Interessa-me zero o que cada uma faz com o seu corpo.
É-me igual que ponhas silicone ou extensões. É para o lado que eu durmo melhor se não tiras os pelos dos suvacos e adoras as tuas curvas. Numa facção ou noutra, este debate é e continuará a ser infrutífero até que se perceba que a beleza é mais do que está por fora. Uma mulher é bela por aquilo que emite, e aquilo que emite vem única e exclusivamente de dentro.
E isto é bem mais do que um cliché.
Com plásticas ou sem elas, vale de pouco o que está por fora quando não se aprimora o SER que escolhemos para nós. E isto acontece quando dos nos amamos e valorizamos para além do que se vê no espelho. Quando honramos a nossa história pessoal, reconhecemos a nossa evolução e traçamos planos para continuar a progredir. Quando escolhemos largar o medo e a culpa. Isto é beleza. Isto é força. Não somos só um corpo. Não somos só mulheres. Somos humanos que vivem com um propósito, e é bom que nos comecemos a perguntar o que podemos fazer pelo mundo para o deixar um pouco melhor. Acho que é por isto que nos vão recordar mais tarde.

1 comentário: