3/11/2015

Fada dos dentes, aos 3 anos



Há uns dias a minha pobre filha entalou o dedo mindinho da mão direita numa porta da escola. A pobre veio com o dedo em sangue, todos preocupados, "luego la corrí en brazos, que lloraba" - (e era para menos?), ela fora de si, que foi só a segunda vez em 3 curtos anos de vida que viu o seu próprio sangue.
Eu para estas coisas supreendo-me. Não fico nada abananada nem sou a típica mãe que vai a correr para as urgências.
Dói muito?
Sim
Queres ir ao médico?
Não
Então não vamos.
E não fomos. Fiquei vigilante estes dias todos, água oxigenada de quando em vez e esperar que a natureza faça o resto. E fez. Hoje vinha a desgraçada com a unha pendurada, quase a cair. Bel em pânico, eu sem saber muito bem o que fazer que nunca me caiu uma unha na vida.
E depois ver um dedinho miniatura com uma unha decrépita a dar-a-dar e aquela pele toda lá por trás sem saber bem qual o seu lugar no mundo... epá... não é bonito.
De maneira que tive de arranjar qualquer coisa para tornar a situação menos dramática.
Lembrei-me de partes do corpo que caiem e, quando o fazem, tornam as crianças mais felizes: os dentes.
Por sorte há um episódio da peppa pig em que vem a fada dos dentes, com uma varinha e uma moeda, e leva o dente que a Peppa até lavou antes de colocar por baixo da almofada (e que a Bel já viz 500 vezes).
Lembrei-lhe do filme, e disse que a fada tinha uma irmã, a fada das unhas, que adorava unhas caídas e que se então ela concordasse íamos ficar as duas muito felizes pela sorte que foi ter entalado o dedo e a unha estar mesmo mesmo a cair e assim que acontecesse íamos direitinhas pôr a dita debaixo da almofada.
Assim fizemos. Ao jantar olhei-lhe para a mão e a unha já não estava. Ela nem reparou. Era ver-me de rabo para o ar por todos os cantos da casa à procura de uma mini unha de um mini dedo mindinho. Encontrei-a ao lado da plasticina, na mesinha das actividades. Agora jaz por baixo da almofada, e a Bel dorme segura e serena na esperança de acordar e encontrar, no lugar da unha, uma moeda reluzente para ir comprar um ovo kinder, provavelmente na esperança que também lhe caia um dente.

2 comentários: